Data da publicação: 24/04/2017 publicado por Vanessa Oliveira Lira

PMF este número está refletindo bem em seu operacional

7 dicas para aproveitar melhor seu orçamento de e-commerce


Vamos começar já falando sobre os custos reais de se montar uma loja virtual, primeiro passo é escolher uma plataforma de e-commerce, que é o coração da loja virtual. Esse custo depende muito do tamanho do negócio que se quer montar, o volume de vendas que se almeja alcançar a curto, médio e longo prazo, já que muitas plataformas limitam e muito o crescimento do e-commerce.

Já vamos esclarecer logo de cara que se quer vender pela internet, esqueça essa história de plataforma grátis, loja virtual grátis, isso simplesmente não existe, afinal como já é sabido não existe almoço grátis, quem dirá loja virtual grátis!

Sempre faço uma analogia que considero muito válida:

Abrir uma loja virtual é como abrir uma loja física, porém com as vantagens de funcionar 24/ 7 ou seja 24 horas por dia 7 dias por semana.

Uma loja física depende principalmente do publico passante, ou seja, do tráfego de pessoas entrando na loja fisicamente e uma loja online depende do tráfego de pessoas entrando na loja virtual.

Tendo em vistas os parâmetros citados acima vamos às 7 dicas

1. Pesquisa e planejamento

Defina o público alvo, pesquise sobre como a concorrência trabalha, o que mantém em estoque; organização e gestão do mesmo, como divulgam, como emitem nota fiscal, gestão das vendas, até mesmo a embalagem que irá usar e como irá despachar os produtos vendidos e como irá despachá-los.

2. Plataforma a ser utilizada

Escolha bem o tipo de plataforma, recomendo fortemente o modelo SaaS. Já publiquei um artigo no qual falo bastante dobre escolha de plataforma, veja aqui.

3. Gere tráfego o quanto antes

Crie um tráfego relevante antes mesmo de lançar o e-commerce; como isso é possível? Através das redes sociais divulgando e vendendo seus produtos através do Instagram Facebook, WhatsApp, até mesmo em MarketPlaces como Mercado Livre,Elo7

4. Reserve parte do orçamento para a divulgação

Não divulgar a loja virtual vai te fazer fracassar; fato. Sua loja precisa ter uma verba de divulgação e canais de divulgação variados; Google, redes sociais, parceiros, afiliados, e pra tudo isso precisa de orçamento pra não "morrer na praia"

5. Trace objetivos e metas

O quinto passo para que um plano do e-commerce seja campeão é a definição dos objetivos. Eles precisam seguir a regra SMART: devem ser específicos, mensuráveis, realistas e com definição de tempo. Entenda cada um desses fatores:

  • “S” Específicos (Specific): significa que os objetivos traçados devem ser precisos, de fácil compreensão;
  • “M” Mensuráveis (Measurable): todo objetivo precisa ser elaborado de forma que o desempenho possa ser medido em valores ou volume;
  • “A” Atingíveis (Attainable): os objetivos só são válidos se tiverem possibilidade de concretização;
  • “R” Realistas (Realistic): a possibilidade de concretização dos objetivos devem ser realistas e compatíveis com a capacidade dos meios;
  • “T” Temporizáveis (Time-Bound): os objetivos precisam ter prazo estipulado.

6. Pesquisa de mercado

Essa pesquisa é importante para colher informações valiosas e definir claramente o perfil do seu cliente — as personas — Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu empreendimento, você poderá concentrar seus esforços e investimentos de maneira mais otimizada, abordando, majoritariamente, quem realmente tem interesse no seu produto.

7. Time eficiente/colaboradores

Abrir uma loja online nunca é uma tarefa fácil, mas tenha em mente que um time motivado e competente é necessário, analise bem, bem mesmo as competências de quem for contratar, se os valores e metas estão alinhados aos da empresa, se ela quer apenas ganhar uma grana com o trabalho ou se de fato quer desenvolver habilidades, evoluir e crescer com a empresa, e claro, se essa pessoa tem o conhecimento mínimo necessário para ocupar a função a qual irá designá-la.

E aí?! Se sentindo pronto(a) para colocar essas dicas em prática e fazer um planejamento sensacional e vitorioso para seu e-commerce?

Se houver dúvida entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar.

Vanessa Oliveira Lira

Vanessa Oliveira Lira

Empresária | Empreendedora | Sócia e Co-fundadora Si14 | Diretora de Vendas e Marketing na Si14