Data da publicação: 16/02/2017 publicado por Vanessa Oliveira Lira

Como se proteger do Golpe via WhatsApp que rouba suas informações

Como se proteger do Golpe via WhatsApp que rouba suas informações


Infelizmente cada dia que passa os bandidos encontram mais e mais formas de aplicarem golpes nas pessoas utilizando a tecnologia pra isso

Dessa vez é com WhatsApp, tem bandidos invadindo as contas de WhatsApp e através dele pedindo dinheiro pra familiares e amigos do verdadeiro dono do número, que sem saber de nada depositam o dinheiro.

Primeiro entenda como acontece todo esquema de clonagem de número:

Primeiro, um funcionário de operadora desativa a linha da vítima, que perde o sinal do celular e claro, perde o acesso ao WhatsApp. Depois, ele reativa o mesmo número em outro cartão SIM, já em posse de outro membro da quadrilha. Então, o bandido usa esse chip para acessar a conta do alvo no WhatsApp e baixar o backup de suas conversas antigas, com direito a fotos e números de contatos.

O seu número pode ser visto em grupos que você participa, por exemplo, cuidado, principalmente grandes grupos no qual tem muitas pessoas desconhecidas.

Com todas as informações do WhatsApp da vítima em mãos os bandidos pedem pra amigos e familiares depósitos em caráter de urgência, muitos são feitos e até que a vítima perceba que o chip não está funcionando e entre em contato com a operadora o estrago já está feito.

Demonstração de como roubam as informações das vitimas

Inclusive o fantástico fez uma matéria sobre esse golpe essa semana, mas não ensinou como se proteger.

Embora seja impossível se proteger contra a clonagem do seu número de celular tendo um funcionário da sua operadora envolvido, uma atualização recente do WhatsApp trouxe a verificação em duas etapas para o aplicativo – o que ao menos impede que o seu WhatsApp seja usado por golpistas.

Para ativar a proteção do WhatsApp com uma senha própria, confira o passo a passo:

1 - Acesse seu WhatsApp, e vá em CONFIGURAÇÕES

(No iOS vá em AJUSTES)

Acesse seu WhatsApp, e vá em CONFIGURAÇÕES

2 - Aberta a tela de configurações acesse > CONTA > VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

Verificação em etapas

3 - Em Seguida coloque uma SENHA (uma segura mas que você não se esqueça, logo após confirme a SENHA digitada

Nova senha

4 - Na próxima tela repita o mesmo procedimento com o seu EMAIL, coloque o E-MAIL e depois novamente pra confirmar

5 - Clique em ATIVAR e pronto, agora sua conta de WhatsApp estará segura contra esse tipo de golpe.

Nova senha

Espero ter ajudado de alguma forma, se achar que esse artigo pode ajudar um amigo ou familiar compartilhe no seus grupos de WhatsApp pra que todos se protejam. Eu e a equipe aqui da Si14 esperamos poder contribuir para o bom uso das tecnologias.