Data da publicação: 09/02/2017 publicado por Afonso Fernandes

Dicas Iniciais de SEO para melhorar seu Pagerank

Dicas inicias de SEO para melhorar seu PageRank

Quando publicamos um site aplicamos técnicas de SEO, o grande objetivo inicial é conseguir o maior número de visualizações possíveis, para depois converter as visualizações em vendas do negócio que estamos publicando.

Existem diversos meios pagos de aumentar o número de visualizações, porém com algumas técnicas aplicadas no desenvolvimento do código, auxiliam muito para que você melhore seu PageRank e o site tenha uma boa indexação nos sites de busca como Google e Bing. Vamos mostrar algumas dicas principais e essenciais de SEO para que sem investir em Adwords, consiga ter um resultado inicialmente positivo.

1- Title tag

<title>titulo da página</title>

Essa tag, é essencial em toda página do seu site, ela indica ao motor de busca, o título do seu site e exibe esse resultado em grande destaque para o usuário. A tag title deve ser enxuta (aproximadamente 70 caracteres) bem chamativa e bem haver com o conteúdo que está sendo descrito na página.

2- Meta tag description

<meta name="description" content="descrição do seu site" />

Essa tag deve conter a descrição resumida, aproximadamente 150 caracteres, do conteúdo que está sendo dito na página. Ela é bem importante e também é exibida ao usuário quando a página e buscada, portanto seja bem persuasivo ao preencher ela pois ela é essencial para o SEO.

3- Meta tag keywords

<meta name="keywords" content="palavra 1, palavra 2, palavra 3" />

Essa meta tag deve conter as palavras chaves que seu site possui, separadas por vírgula, essas palavras chaves deve estar em relevância na sua página. É até interessante essas palavras receberem um destaque, colocadas dentro de uma tag strong por exemplo para dar negrito e relevância.

4- Canonical

<link rel="canonical" href="http://si14.com.br/" />

Essa tag deve conter a variação de URL que seu site usa, ela serve para evitar provlemas de URLs diferentes que levam para a mesma página podendo prejudicar o SEO, ex: http://www.si14.com.br e http://si14.com.br

5- Microdata

São um conjunto de atributos para o seu site que servem para segmentar o conteúdo com mais precisão para os motores de busca indexarem o seu site melhor, pois eles conseguirão saber com mais precisão, do que exatamente cada tag de conteúdo seu site está falando. Veja dos 2 exemplos abaixo de código, e compare para entender o porque aplicar o microdata auxilia no SEO.

<div> <div>Palestra de SEO</div> <span>Dicas de como melhorar o SEO.</span> Data do Evento: <time>9 de Fevereiro as 19:30pm</time> </div>

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Entre no site schema.org e veja com mais detalhes como utilizá-las, pois elas atendem a diversos tipos de conteúdo.

6- Hierarquia tag heading

<h1> Titulo </h1>
h1, h2, h2, h4, h5, h6, h7

Essas tags servem para separar o título, do subtitulo, do conteudo do site, são tags que servem para separar hieraquicamente e agrupar cada conteúdo do site, é ideal manter a ordem delas não só por tamanho visual, mas também por segumentação do conteúdo. ex:

<h1> titulo </h1> <h2>Sub Titulo 1</h2> <p>Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio provident fugit in velit similique, sed qui non! Veritatis quis, mollitia deleniti omnis! Delectus magni at amet, optio fugit aliquam quibusdam!</p> <h2>Sub Titulo 2</h2> <p>Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Facilis nisi fugiat veritatis praesentium, laboriosam perspiciatis dolorem, modi exercitationem accusantium. Rem itaque eaque deleniti maxime excepturi, soluta. Ad, voluptates vero eligendi.</p>

7 - URLs amigáveis

http://si14.com.br/blog/post=2 = ruim

http://si14.com.br/blog/dicas-de-seo = bom

É de bastante importância, que as urls descrevam o conteúdo do site a olho nú, pois facilitará ao motor de busca e ao usuário entender mais fácil do que se trata o conteúdo. Vendo os exemplos acima, o exemplo 1 de url descreve a partir de um número qual é a página que está sendo tratada, dificultando saber sobre o que o conteúdo está dizendo, já o exemplo 2 fica claro do que o conteúdo da página será trabalhado.

Também é importante lembrar que existem outros fatores além do código que trabalham muito para ajudar no SEO e na divulgação das suas páginas.

Listamos algumas ferramentas e dicas úteis para aumentar o SEO e a divugação.

1- Google Web Master Tools

É bastante importante criar uma conta no Webmaster Tools e adicionar seu site, pois lá você consegue gerenciar e indexar com própria ajuda do google o seu site, lá ele vai apontar algumas possíveis falhas que possam ter que estão atrapalhando no SEO do seu site.

2- Sitemap

Sitemap é o arquivo que contém o mapeamento de todas as urls que você deseja indexar no seu site. Existem algumas ferramentas que servem para auxiliar na geração do sitemap em base da navegação interna no do seu site. Ex: https://www.xml-sitemaps.com/

Após a criação do sitemap é importante que você adicione ele no Google Web Master que facilitará ainda mais ao google como indexar seu site.

3- Redes Sociais

Principalmente: Facebook, google plus e twitter.

Nos tempos atuais, muitas pessoas acabam postando em seus perfis pessoais os links das páginas que acham interessante fazendo assim o poder de visualização da página aumentar ainda mais, pois os amigos dessa pessoa podem clicar e se interessar e também compartilhar. Aqui não é uma dica de SEO diretamente, porém serve para ajudar a aumentar os acessos da sua página.

Portanto tenha os botões compartilhar e curtir nas suas páginas do seu site.

Essas dicas são essenciais para que possua uma indexação favorável do site. E para testar essas informações existem algumas ferramentas que usamos e consideramos fundamentais para auxiliar em outras mais dicas para melhorar ainda mais a indexação como:

https://www.woorank.com/pt/
http://seositecheckup.com

Abuse dessas dicas, que em breve postaremos mais dicas de SEO para auxiliar ainda mais a indexação do seu site nos motores de pesquisa, comentamos os exemplos citando o google, pois é o principal buscador do mercado, porém essas dicas também se aplicam a quaisquer buscadores como yahoo e bing.

fontes:
https://developers.facebook.com/docs/sharing/webmasters
https://goinswriter.com/website-seo-tips/
http://neilpatel.com/blog/10-most-important-seo-tips-you-need-to-know/
https://www.woorank.com/pt/
http://seositecheckup.com

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Afonso Fernandes

Afonso Fernandes

Sócio Si14 | Especialista em desenvolvimento de software ERP/BI | Aplicativos | Sites responsivos | E-commerce