Data da publicação: 09/03/2017 publicado por Vanessa Oliveira Lira

E-commerce: Plataforma gratuita vale mesmo a pena?

E-commerce: Plataforma gratuita vale mesmo a pena?

Quando planejamos um e-commerce, surgem diversas duvidas de layout, tipo de produtos, categorias, entre outras, porem vamos esclarecer uma dúvida que ronda quem quer vender online ; Plataforma gratuita vale a pena?

Muitas empresas e freelances utilizar plataformas que na sua maioria são de código aberto (Open-Source) com diversos recursos e extensões. Atraente vendo dessa forma, porem existem diversos quesitos que podem mudar sua opinião.

  • Risco de segurança: Crackers especialmente alvejar o CMS mais popular e plug-ins de qualidade variável pode oferecer vulnerabilidades para Crackers explorarem.
  • Instalação básica: A instalação é simples e muito básica, a personalização é sempre trabalhosa e apenas profissionais muito capacitados para editar (caso não queria destruir o código).
  • Recursos: Plug-ins: temas, extensões e módulos variam muito de qualidade, em sua maioria você não tem assistência do desenvolvedor e erros são muito frequentes.
  • Atualizações: Um risco! Quando a atualização é malsucedida não existem garantias e todo um trabalho pode ira água a baixo.
  • Melhorias / Continuidade: A não ser que o dono da loja virtual seja um programador e consiga por sozinho fazer tudo que precisa (e isso é raro, não conheço nenhum caso) o proprietário do e-commerce vai sempre precisar chamar um profissional freelance ou contratar uma agência que tenha esses profissionais, seja como for, caso queira ter um e-commerce que venda ele precisa ser profissional, seguro, atrativo, entre outros detalhes que quem vende pela internet bem sabe; esses custos podem ficar mais elevados do que o de contratar uma plataforma que dá todo suporte necessário.
Aquela velha história do ‘barato que sai caro’, e tanta dor de cabeça pra resolver problemas pequenos que o ‘sonho’ de vender pela internet pode se tornar um verdadeiro ‘pesadelo’.

Ferramentas proprietária possui maior segurança, seus recursos são totalmente personalizados e na falta de recursos existem alguém a quem recorrer para socorrer, empresas sérias tem suporte qualificado e conhecimento 360º tanto da ferramenta, quanto do mercado de e-commece.

Acredite esse mercado é cheio de facetas, ter profissionais aptos a darem orientações podem ajudar e muito uma loja virtual alcançar o sucesso tão desejado.

Hoje o e-commerce open-source mais utilizado é o Magento, muito robusto e com diversas ferramentas disponíveis por toda a internet. A após instalação podemos notar que apenas as funções básicas estão ativas e para incluir novos recursos é necessário a instalação de extensões que nem sempre são gratuitas o suporte apenas nos fóruns (quando existe suporte) e caso não exista a ferramenta que você precisa a solução é a contratação de uma empresa de desenvolvimento para criar uma adaptação, tornando a ferramenta de ‘custo zero’ em uma ferramenta de custo muito alto e como já foi dito acima, se o dono da loja virtual não for especialista no assunto tem grandes chances de ter sérios problemas.

e seu intuito é vender online sem ter custos iniciais, que tal começar com oferecendo seus produtos em MarketPlaces como Mercado Livre, Elo7, claro que ambos tem taxas que são cobradas, mas pra um início talvez venha valer a pena se seu intuito é ter gasto zero de início.

Caso sua intenção for ter uma loja virtual sua, posso garantir que a Plataforma de e-commerce da Si14 foi desenvolvida com mais alto padrão de segurança e qualidade. É visível a diferença de velocidade no carregamento dos produtos e categorias, também incluir Sistema de Gestão integrado para controle total desde pedidos, estoque, emissão de notas fiscais, relatórios gerenciais.

Além dos inúmeros recursos oferecidos por uma Ferramenta de E-commerce profissional a grande vantagem é o suporte especializado que possui total domínio da ferramenta. Não existe gambiarra de adaptação todo novo recurso, ferramenta ou personalização é feito dentro do próprio sistema eliminando ferramentas externas.

Podemos concluir que os e-commerce proprietários estão muito afrentes, são inúmeras as vantagens e a Plataforma de e-commerce da Si14 é um caso de sucesso muito elogiado por todos que o utilizam.

Ainda ficou com alguma dúvida? Fale com o time da Si14 e teremos um enorme prazer em esclarecer e auxiliar você nessa jornada.

Vanessa Oliveira Lira

Vanessa Oliveira Lira

Empresária | Empreendedora | Sócia e Co-fundadora Si14 | Diretora de Vendas e Marketing na Si14