Data da publicação: 12/01/2018 publicado por Valdeci Junior

Entenda e Calcule o ponto de equilíbrio da sua empresa

Entenda e Calcule o ponto de equilíbrio da sua empresa

Entre os diversos números que o gestor de uma empresa precisa analisar para ver como está a saúde financeira de sua empresa, encontra-se o ponto de equilibro ou break even point. Este indicador é utilizado para demonstrar o quanto em vendas é necessário para que a empresa se mantenha equilibrada e quanto menor for o seu ponto em relação a seu faturamento, melhor será.

De forma simplificada você pode pensar:

  • Isto é fácil, basta apenas somar todo meu custo e a partir dali tudo se torna lucro.
  • Calma, não é bem só disso que estamos conversando.
O ponto de equilíbrio, também conhecido como break even point, traz números que mostram o quanto de cada venda deveria ser dedicado para que equilibrar a balança entre lucro e prejuízo. Além disso, ele deve ser analisado juntamente com a Margem de Contribuição de cada produto.

Vamos lá:

Para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, precisamos de alguns números de seu departamento financeiro e neste ponto o sistema de gestão da Si14 se torna um grande aliado pois com ele pode-se olhar todos os números de uma só vez.

O primeiro indicador que precisamos é a margem de lucro – aquela que indica a diferença entre os custos do produto e suas vendas – que aqui representamos pela seguinte fórmula:

Margem de Lucro= Receita – Custo Variável;

Na sequência, precisamos achar o break even point. Ele pode ser calculado da seguinte forma:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / Margem de Lucro) x 100

Antes de continuar, não esqueça:

O ideal é que estes números sejam analisados com uma frequência mensal pois assim você poderá entender e acompanhar melhor a realidade financeira da empresa.

Pois bem, passamos para o exemplo prático:

Supomos que uma empresa tenha R$ 50 mil de custo fixo e R$ 70 mil em margem de Lucro. Precisamos extrair o valor percentual através da fórmula que apresentamos acima:

(50.000 de custo fixo / 70.000 de margem de lucro) x 100 = 71,43%

Break Even = 71,43%

Assim, 71,43% de todas as vendas serão destinadas apenas para a empresa não ter prejuízo e nem lucro. Mais do que isso, 71,43% do seu faturamento é apenas para pagar custo.

Conseguiu perceber?

71,43% de cada venda deveria ser dedicado apenas para que as contas não estejam no vermelho; o que vier além disso começa a se tornar lucro e você deverá olhar isso globalmente, ou seja todas as vendas de uma vez.

Imagem demonstrando como funciona o ponto de equilíbrio

Você pode pensar: Mais este ponto de equilíbrio está muito alto!

Neste caso, você poderá estabelecer metas mínimas de vendas bastando pegar o seu faturamento do último período e multiplicando pelo percentual encontrado, você também poderá optar por redução de despesas (tenho um artigo legal para isso aqui), para chegar ao ponto de equilíbrio com menos recursos.

Há ainda a possibilidade de você usar um pouco mais de estratégia e usando o indicador de Margem de Contribuição aumentar ainda mais os lucros( entenda aqui margem de contribuição ). Porém, é extremamente importante ver a capacidade máxima de vendas e entrega de produtos e serviços que você conseguirá atingir com sua empresa – em outras palavras, o ‘teto’ de recebíveis que você poderá gerar com os recursos (humanos e materiais) que você tem a sua disposição. Antes de concluir, vale a pena citar que fica praticamente impossível encontrar seu ponto de equilíbrio sem cuidar diariamente do seu Contas a Pagar e Contas a Receber, você poderá conhecer um pouco mais sobre o gerenciamento financeiro do nosso sistema clicando aqui. E então, com tudo controlado, você poderá acompanhar as alterações de ponto de equilíbrio diretamente em seu Dashboard.

Veja abaixo como isto fica fácil acompanhar este e outros indicadores diretamente na sua tela inicial do sistema.

Tela de dashboards mostrando ponto de equilibrio e margem de lucro no sistema de gestão da si14

Concluindo

Por isso o ponto de equilíbrio é tão importante: ele força a reflexão de onde é o limite que sua empresa pode chegar na situação atual e poderá provocar decisões que irão gerar mudanças.

Com mais este indicador, é possível ter uma saúde financeira controlada e para olhar todos indicadores interessantes a você é essencial que você possa contar com a praticidade que um Sistema de gestão pode te oferecer, e nisso a Si14 tem muito a te oferecer.

Analise o ponto de equilíbrio ou break even point da sua empresa, reflita e se necessário, trace novas metas.

Nunca se esqueça: olhar os números da sua empresa de forma mensal diminui o risco de prejuízos e cria o cenário para o seu crescimento.

Até a próximo.

Valdeci Junior

Valdeci Junior

Sócio proprietário na Si14 Tecnologia