Data da publicação: 09/08/2016 publicado por Vanessa Oliveira Lira

Microsoft Azure – Máquina virtual e alguns números bem interessantes


Microsoft divulga resultados de cloud, 9,5 bilhões no último ano fiscal, (junho2015 a julho 2016) se levarmos em consideração que de 2011 para 2012 o valor faturado nesse segmento pela empresa era de apenas 700 milhões, vemos um sucesso enorme que dobra a cada ano em com um crescimento ascendente e contínuo.

Saltando de 1% d faturamento da empresa pra 10% do faturamento total da empresa, nesse cloud está incluso o Azure, o Office 365 Corporate e o Microsoft Dynamics CRM, mas claro que, quem está elevando e muito esses números é o Azure que está com crescimento acelerado.

A Microsoft anunciou também o investimento de cerca de US$ 15 bilhões no desenvolvimento de novos data centers.

A estratégia está alinhada ao lançamento da plataforma Azure para 34 regiões no mundo.


O Azure possui 34 regiões no mundo, mais que os principais concorrentes combinados.

O Azure possui 34 regiões no mundo, mais que os principais concorrentes combinados.

"Vamos continuar construindo data certers, mantendo essa capacidade de hiperescala à medida que avançamos", afirmou Karen Del Vescovo, vice-presidente da unidade Parceiros e Contas Corporativas da Microsoft.

Entendendo o mercado

Esse mercado de Cloud está 31% nas mãos da Amazon (AWS), na parte de serviços de infraestrutura, a Microsoft vem crescendo 124% ao ano enquanto a Amazon (AWS) está crescendo 63%, logo mais a distância de mercado entre elas diminui, porém na Amazon os números apresentados são exclusivamente do AWS, enquanto a Microsoft inclui outros produtos como citado acima.

Azure e AWS

Mesmo assim o crescimento do Azure é inegável, nossa equipe da Si14 está testando há 2 meses, o CEO Valdeci Junior Valdeci Junior me contou que está bem bacana e que tem um custo benefício melhor que o Cloud da Locaweb por exemplo (Com valores parecidos na locaweb o processador é de 1.8 Ghz enquanto no Azure é de 2.4Ghz) ele fez apenas uma ressalva, a falta de suporte, já que mesmo contratando o Azure é preciso pagar à parte se quiser ter suporte.

Uma das estratégias da Microsoft é estimular que as startups optem pelo Azure, dando bônus em eventos pontuais do setor e palestrando sobre a ferramenta pensando claro a médio e longo prazo considero uma estratégia excelente.

Vamos ficar na expectativa que coloquem suporte, mesmo que por chat ou chamado, mas que não nos deixem sem.

Vanessa Oliveira Lira

Vanessa Oliveira Lira

Empresária | Empreendedora | Sócia e Co-fundadora Si14 | Diretora de Vendas e Marketing na Si14