Data da publicação: 28/11/2016 publicado por Vanessa Oliveira Lira

Nicho de mercado

Nicho de Mercado


Evite ser mais um no oceano vermelho!

Sei que muito se fala de nicho de mercado, mas que na vida real muitas vezes não temos um nicho, somos mais um oferecendo mais do mesmo e ponto!

Você já deve ter ouvido falar em oceano azul e oceano vermelho, mas basicamente é navegar em um oceano tumultuado de pessoas fazendo a mesma coisa, mais do mesmo, não sei se já reparou, mas muitas vezes em uma única rua tem 6 até 10 salões de cabelereiro, aí alguém da região quer abir um salão e resolve abrir nessa mesma rua onde já tem outros 10 salões e oferece exatamente os mesmos serviços do concorrente, ou seja escolheu manter-se na zona de conforto, está no oceano vermelho.

Caso seu produto ou serviço oferecido seja algo que já tem bastante no mercado tente se diferenciar de alguma forma, exemplo sendo o salão que oferece os mesmos serviços o seu pode ter um cartão fidelidade com serviços de uso recorrente ou seu horário pode ser outro, o Zezinho abre das 9 as 18h de segunda a sábado, vc pode abrir das 13 as 22h por exemplo e conseguir um público que não consegue seratendido no seu concorrente. Se diferencie, nade contra a maré, saia da sua zona de conforto, apenas essas atitudes já diferenciam seu serviço, já te faz ter um nicho, afinal seu horário é diferenciado, e com a fidelização vc mostra que valoriza o cliente que vem sempre ao seu estabelecimento.

Na internet também é possível se diferenciar, mesmo que seu produto seja o mesmo que muitos outros já vendem, você pode ter um 'nicho' quando mesmo vendendo calçados que muitos já vendem, você tenha tamanhos diferenciados, seja pra mulheres que tem pés grandes, ou pés muito pequenos, se vende tecidos pode tem um 'nicho' quando trabalha com estampas exclusivas, os estampas de ilustrações famosas, muitas são as possibilidades, desde a escolha dos protudos, a quantidade de produtos / serviços oferecidos, até a embalagem na qual envia esse produto aos seus clientes, afinal uma determinada embalagem pode agradar muito um específico grupo de pessoas que você queira mpactar, seu nicho!

Vanessa Oliveira Lira

Vanessa Oliveira Lira

Empresária | Empreendedora | Sócia e Co-fundadora Si14 | Diretora de Vendas e Marketing na Si14