Data da publicação: 31/01/2017 publicado por Vanessa Oliveira Lira

Qual melhor plataforma de comércio eletrônico (e-commerce)


Taí uma pergunta que ouço e muito, qual a melhor plataforma de e-commerce que temos no Brasil? E digo com toda convicção que depende... isso mesmo, depende, não é a mesma resposta para todo mundo, há vários fatores determinantes pra escolher uma plataforma, tem muitas plataformas que são ótimas.

O modelo que eu prefiro e recomendo são plataformas alugadas, elas oferecem a opção de ter um serviço de excelente qualidade, feito por profissionais a favor da sua loja.

O que determina o sucesso de uma loja virtual não é somente a escolha da plataforma, tem que haver muito trabalho de marketing e de divulgação, mas claro se a escolha da plataforma for equivocada, não tem como conseguir vendas após um certo nível por mais marketing que se faça.

Muitas plataformas com a promessa de serem baratinhas ou até mesmo 'de graça' acabam saindo caras demais, pois todo tempo que poderia estar sendo investido em vender, em divulgar, acaba sendo perdido tentando fazer a plataforma funcionar, resolvendo problema técnico, falando com desenvolvedor, resolvendo problema de hospedagem!!!! Infinidades de problemas e mais problemas oriundos de uma escolha mau feita.

Se você quer ter um e-commerce pra ter um e-commerce, ok, uma loja virtual gratuita vai te atender muito bem, mas se você quer um e-commerce pra VENDER, aí indico que vá atrás de uma plataforma alugada,escolha uma ferramente de qualidade e a empresa que você escolher terá uma equipe que irá se preocupar com tudo, layout, hospedagem de qualidade, funcionalidades, sanar suas dúvidas, corrigir possíveis erros, uma ferramenta que permita que você inicie seu negócio mesmo que pequeno, mas que tenha um suporte constante e que lhe de a possibilidade de crescer, evoluir, aumentar massivamente as vendas e não imponha limites.

Alguns ítens importantes de analisar antes de escolher a plataforma

Forma de pagamento: Observe os melhores e-commerces, todos aceitam cartões normalmente e isto é o recomendado, mas muitas plataformas apenas dão opção de pagseguro ou coisas do tipo, eu não recomendo que comece assim, o pagseguro dificilmente libera compra pra quem nunca comprou pela internet. Eles tem que fazer uma checagem minuciosa, liga pro cliente, uma série de outras coisas. Tudo bem que esse é o papel deles, mas se perde venda com isso pois complica demais o processo.

Certificado de segurança:imprescindível ter um certificado de segurança SSL no seu e-commerce.

Forma de cadastro de produtos: verifique como será feito o cadastro de seus produtos, se será simples e se após a contratação não terá problemas pra incluir novos produtos, excluir produtos faltantes no estoque, etc.

Interface de cadastro dos clientes: como os clientes farão as compras, é necessário ser simples de se cadastrar pra comprar, em uma recompra os dados são salvos, a senha é mudada com facilidade, observe. Falando pra alguém de TI, é muito óbvio que toda senha tenha que ter um mínimo de 8 dígitos, com letra maiúscula, minúscula, número e pelo menos um caractere especial. Toda pessoa de TI sabe disso. Alguém que quer comprar seu produto, não.

Views: Cuidado com a limitação de visualizações

Quantidade de produtos: Cuidado com a limitação de quantidade de produtos.

SEO: o SEO é super, hiper, mega importante, mas inexistente em muitas plataformas, algumas se você quiser falar de SEO vão te oferecer e-mail marketing e adwords, mas não se iluda, a plataforma precisa sim se adequar, mesmo porque você gastará muito mais com adwords se o SEO não for feito de forma eficiente, mas muito mais mesmo!

Enfim, faça a analogia que abrir um e-commerce é como abrir uma loja qualquer, e a plataforma é seu ponto de venda, ninguém vai te dar um ponto grátis pra abrir uma loja, da mesma forma que ninguém vai te dar uma plataforma grátis (não uma que venda), e essa loja precisa de uma boa plataforma, vendedor (es) divulgação, todos os dias, e sua loja estará aberta 24/7 te dando a possibilidade de vender 24 horas por dia, 7 dias por semana, arregace as mangas e aproveite tudo que uma loja virtual de qualidade pode fazer pelo seu negócio.

Vanessa Oliveira Lira

Vanessa Oliveira Lira

Empresária | Empreendedora | Sócia e Co-fundadora Si14 | Diretora de Vendas e Marketing na Si14