Data da publicação: 01/09/2017 publicado por Valdeci Junior

Saiba como calcular o prazo média de recebimento de vendas - PMR ou PMRV

Saiba mais sobre prazo médio de recebimento de vendas - PMR ou PMRV


De maneira simples, e bem genérica vamos exemplificar o conceito que o PMRV aplica ok?

Veja os casos abaixo:

1 - Imagine que uma loja venda sapatos diariamente, e para cada sapato vendido a única forma que os clientes pagam seja sempre em 3x iguais, sendo o primeiro vencimento para 30, 60 e 90 dias respectivamente. Qual seria o PMRV desta empresa?

Bem, para fazer este cálculo não é assim tão simples pois por instinto responderíamos que o prazo médio de recebimento é de 30 dias, porém isso não seria correto pois para obter o valor correto de PMRV precisaríamos somar a distância de dias com referência a efetivação da venda e considerando que o recebimento foi efetuado na data combinada, ficaria:

30+60+90 = 180 Dias.

O resultado de dias deve ser divido pela quantidade de parcelas, então ficaria:

180 / 3 = 60 dias.

Sendo assim o PMRV deste caso seria de 60 dias. Isso significa que demora em média, é 60 dias para que a empresa receba o valor da venda, nem 30 dias e nem 90 dias.

Mais espere um pouco: se eu vendi com o prazo máximo de 90 dias, porque está sendo dito que irá demorar 60 dias para eu receber o valor total da venda e não 90 dias?

Realmente isto pode confundir quem está aprendendo o conceito, irei tentar deixar mais claro.

O conceito de média é usado para encontrar o ponto central entre um conjunto de dados e estabelecer ele como parâmetro para demais análises e desta forma entender e até prever determinadas situações. Existem dois tipos básicos mais usados.

1- Média aritmética
2- Média ponderada

No PMRV utilizamos a média ponderada quando as parcelas não são iguais, e a aritmética quando são iguais conforme no exemplo, onde além do número de dias de pagamento utilizamos também o valor das parcelas para dar mais importância considerando a relação de prazo x valor.

Todo estudo estatístico produz melhor resultado com o aumento da massa de dados pois permite olhar maior variedade e a baixa quantidade de dados usados no exemplo acima pode causar a dúvida que citada.

Agora com o conceito inicial de média e de prazo médio de vendas, entenda na próxima página os dois tipos básicos de PMRV

Valdeci Junior

Valdeci Junior

Sócio proprietário na Si14 Tecnologia