Data da publicação: 12/01/2018 publicado por Valdeci Junior

Margem de contribuição mostra estratégias de vendas acertadas e erradas em cada produto. Veja como calcular.

Margem de contribuição mostra estratégias de vendas acertadas e erradas em cada produto. Veja como calcular.

O sucesso financeiro de uma empresa passa por vários fatores e para podermos entender estes fatores há diversos indicadores. Entre eles, podemos destacar a margem de contribuição. Este cálculo você irá perceber que é relativamente fácil de fazer, mas em empresas que tenha uma maior quantidade de produtos um bom sistema de gestão como o nosso da Si14 poderá ser o diferencial.

Entenda:

A margem de contribuição é extremamente necessária para avaliarmos se realmente vale a pena continuar comercializando determinados produtos. Por exemplo, você tem uma pizzaria e oferece diversas opções. Porém, há aquele sabor de camarão que, esporadicamente, alguém pede. Por ser a opção mais cara do seu cardápio, você tem uma margem de lucro acima de uma pizza de calabresa que, mesmo saindo muito, tem valor menor.

Este é o diferencial da margem de contribuição: saber, detalhe por detalhe, quanto o produto está gerando de capital para a empresa em relação ao faturamento total e então você poderá entender se realmente é estratégico continuar vendendo determinado produto ou serviço.

O indicador-chave de desempenho (da sigla inglesa Key Perfomance Indicator), ou KPI, é uma forma muito comum de ver o que está dando certo e errado em relação às suas vendas. Softwares, como o sistema ERP, contribuem para que esses cálculos sejam automatizados – principalmente por períodos, onde há a possibilidade de perceber a sazonalidade do que está sendo vendido, ou seja, se vende mais ou menos em determinada época do ano. Com o Si14 você poderá ter acesso facilmente a vários indicadores diretamente na sua página inicial:

Você também poderá receber uma série de artigos referente a gestão da sua empresa, simplesmente cadastrando seu nome e e-mail aqui:

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Como calcular:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Acompanhe o caso abaixo:

Um gestor que atua na área de eletrônicos adquire 20 celulares, cada um no valor de R$ 500, totalizando R$ 10 mil. Ele venderá a unidade por R$ 1 mil. Ou seja: vendendo todos, ele terá uma receita bruta de R$ 20 mil.

Contudo, R$ 10 mil irão pagar os custos da aquisição dos celulares pelo gestor. Só que aí entram as despesas variáveis: a tributação imaginemos algo em torno de 30% (R$ 6 mil) e outras variáveis, como profissionais para vendê-los, R$ 3 mil.

Sendo assim, a margem de lucro será de R$ 1 mil. Vale a pena continuar com esse produto? Eu diria que se não for uma decisão plenamente estratégica não compensa vender os celulares neste cenário.

Mais não acaba por aí! A margem de contribuição te demonstra mais que isso, veja:

Não é comum que uma empresa venda somente 1 produto ou serviço, sendo assim talvez se aumentarmos o cenário o caso dos celulares citado acima valha a pena sim. Mais como perceber isso?

Comece entendendo o quanto percentualmente determinado produto contribui para o lucro da empresa, e isso te dirá em quais produtos você deveria focar mais. Continue analisando se este produto atrai de alguma forma de outro produto com melhor margem de contribuição.

Voltamos ao exemplo da pizza:

A pizza de calabresa vende mil unidades mensais. Porém, sua margem de contribuição em relação ao lucro total é de apenas 1% - enquanto a de camarão, que vende 100 unidades, representa 10% do lucro da pizzaria. Ou seja: a margem de contribuição de um produto deve ser vista como um todo, não de forma isolada.

Outro exemplo? Voltemos ao exemplo dos celulares:

De fato, vender os celulares como citado acima não parece tão vantajoso, mais provavelmente uma empresa pode decidir vender apenas para que seus clientes sempre façam a associação: Eletrônicos tem sempre na loja X.

Isto é, neste caso a decisão precisa ser estratégica.

Margem de contribuição permite que, as estratégias se fixem onde as margens de contribuição são mais robustas.

Fazer este tipo de conta para todos os produtos e vendas sem um bom sistema de gestão como o nosso da Si14 se torna uma tarefa árdua! E as vezes inviável. Por isso, se você quer ter boas análises para propiciar o seu crescimento e evitar ao máximo possíveis prejuízos um sistema de gestão é essencial!

Margem de contribuição é preponderante na sua empresa. Isto porque a Margem de Contribuição também mostra a tendência que sua empresa começa a seguir, coisa que no dia a dia pode passar despercebido por conta do volume de informações e coisas para serem administradas.

Óbvio que fica praticamente impossível conhecer a sua margem de contribuição sem um bom sistema de gestão e sem o controle de Contas a Pagar e Contas a Receber, você poderá conhecer melhor sobre como o gerenciamento financeiro no sistema de Gestão da Si14 clicando aqui.

Veja abaixo como o acompanhamento do Indice de Margem de Contribuição fica fácil no Sistema de Gestão Si14, diretamente em seu dashboard inicial.

Tela de dashboards mostrando ponto de equilibrio e margem de lucro no sistema de gestão da si14

Conheça seus números!

Para finalizar, com essas dicas você poderá ter lucros com produtos que podem não vender muito, mas te trazem uma boa receita. E, quem sabe, aquele item que tanto sai, mas que a margem de contribuição mostra ser oneroso, não esteja na hora ser aposentado não é mesmo?

Até a próxima.

Valdeci Junior

Valdeci Junior

Sócio proprietário na Si14 Tecnologia