Data da publicação: 23/03/2017 publicado por Valdeci Junior

PMR ou prazo médio de recebimento de vendas

PMR ou PMRV - prazo médio de recebimento de vendas, fique de olho neste indicador em seu sistema de gestão empresarial para manter a saúde financeira de sua empresa.


O PMR é o cálculo que indica o tempo médio que uma empresa leva para receber de seus clientes aquilo que vende a eles.

Todos sabemos o quanto é complexo manter os números de nossa empresa na "ponta da língua" e mais do que isso entender e transformar a montanha de informações que é gerada no dia em dados para melhor a administração, não é mesmo?

É extremamente importante se manter de olho no indicador PMR, ele demonstra qual é o seu prazo médio de recebimento das vendas ou em uma linguagem mais simplificada: Quanto tempo em média leva para que você receba de seus clientes.

O PMR é muito importante e precisa ser levado a sério pois quanto maior ele for mais a empresa irá precisar dispor de Fluxo de caixa para manter seu Ciclo Operacional (falaremos deste item em outro momento) e assim se manter saudável. Sendo assim, um PMR muito longo faz com que a empresa aumente o risco de cair em financiamento bancário e aumenta também o risco de aumentar a taxa de inadimplência já que de certa forma começa a atuar como uma espécie de banco para seus clientes pois aumenta a necessidade de Fluxo de Caixa para operar dentro de seus ciclo.

É muito comum ouvir a indagação abaixo quando uma empresa tem um PMR mau planejado:

"A empresa até que vende bem, veja os números... porém não conseguimos ver o dinheiro em nossas mãos".

Por outro lado, um PMR muito curto impõe aos clientes de sua empresa uma maneira rígida e que pode resultar na diminuição do número de vendas.

Então, qual é o PMR ideal? A resposta, com certeza se vinda de um administrador coerente será um sonoro ...depende.... Como sempre é preciso analisar os números e usá-los com consciência e estratégia a favor da empresa.

Porém, para que essa questão não fique totalmente sem resposta segue algumas dicas:

1- Geralmente um PMR longo, de vários meses pode indicar problema se não for feito com muito critério e cuidado.

2- Busque o menor PMR possível e talvez esta atitude diminua um pouco o seu número de vendas porém é importante lembrar que também poderá diminuir a taxa de inadimplência de seus clientes.

3- Um PMR curto fatalmente diminuirá o risco de a empresa cair em juros bancários, seja de adiantamento de recebíveis, custódia ou empréstimos dos mais diversos tipos.

4- A melhor forma de verificar o PMR ideal é olhando para dentro e entendendo a sua contra partida, o PMP ( Prazo médio de pagamento ) e com isso entenda que aumentando seu PMR, você irá diminuir seu PMF (Prazo médio de faturamento) e você precisará de faturamento para manter seu PMP em ordem, falaremos destes itens em outros tópicos.

5- Se você não quer dispor de recursos para investir em seu contas a receber, o seu PMR não deverá ser inferior ao seu PMP

Segue a fórmula de calculo do PMR:

Vamos supor que olhando um ano a frente, a empresa X vendeu 1 milhão e duzentos mil a seus clientes porém ainda tem 300 mil pendente a receber, seja em boleto dinheiro ou outro recurso. O resultado do cálculo neste caso seria:

Vendas diárias = Vendas totais / 360

Vendas diárias = 1.200.000 / 365

Vendas diárias = 3287,6712

PMR = Contas a receber/ Vendas diárias

PMR = 300.000/ 3287,6712

PMR = Total a receber no periodo / Vendas anuais * 365

PMR = 300 / 1200000 * 365

PMR = 91,25 dias

Ou seja PMR da empresa é de 91,25 dias. Isto é, a cada 91,25 dias em média ele recebe valores. Ou mais especificamente a cada 91,25 dias a empresa recebe em média R$ 299.999,997 em vendas.

É muito dificil que um gestor tenha tempo de analisar e calcular este entre outros diversos números sem um sistema de gestão adequado. Pensando nisso, nós oferecemos o Si14 Sistema de gestão com vários indicadores calculados instantaneamente e automaticamente para que o gestor conheça de verdade a sua empresa e assim consiga ter mais apoio para a sua tomada de decisão.

Se houver dúvida entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar.

Até o próximo artigo :)

Valdeci Junior

Valdeci Junior

Sócio proprietário na Si14 Tecnologia