Entendendo Cadastro de Produtos
O que é o cadastro e gerenciamento dos produtos?
O gerenciamento de produtos é a capacidade que se tem de não somente cadastrar os produtos dentro do sistema, mais também poder separa-los em grupos, classificações e também pode configurar seus respectivos preços de vendas, % de desconto sobre vendas, últimos preços de compras e fornecedores além dos dados de impostos como MVA e outras configurações gerais referente a Nf-e de saída.
Entendendo como cadastrar um produto no Sistema de Gestão ERP Si14
Nesse manual será explicado passo a passo:
Você aprenderá nesse manual como efetuar o cadastro de produto acabado, por exemplo um quadro pronto, um tecido, um objeto de decoração, um vinho e etc.
Chegaremos no fim do cadastro salvando o cadastro do produto.
Procuramos ser muito objetivos nos manuais e por isso verá que tem os prints das telas das quais estamos detalhando pra que não haja dúvidas sobre em qual tela estamos, qual menu selecionamos e por aí vai.
Nos slides a seguir você verá o detalhamento do processo, é muito simples e com a prática diária fica cada vez mais fácil, sempre que houver dúvidas pode falar com suporte@si14.com.br
Lembrete: se este for o 1º produto a ser cadastrado verificar antes de iniciar o cadastro se já existem os cadastros de localidades, T.E.S, grupo de produtos, e saber qual a classificação do produto a ser cadastrado sem essas informações previamente cadastradas não é possível concluir o cadastro do produto.
Abrindo menu produtos
Para chegar na tela de produtos os passos são:
Na tela inicial buscar no menu: Produtos
Clicar no resultado ‘Produtos’ para aparecer a listagem de produtos
Novo produto
Para Cadastrar um novo produto:
Abrirá a tela de listagem de produto
Clicar em Novo na tela de listagem conforme a imagem abaixo
Cadastro de produto: Dados Iniciais
1. Todos os campos em azul são obrigatórios.
2. Inicialmente é necessário preencher: descrição, NCM, grupo e origem.
3. Na descrição recomendo adotar um padrão, se preferir tudo em MAIÚSCULAS.
4. Código NCM tem na NF-e de compra do produto ou pode buscar clicando na lupa e pesquisar. (Caso não ache verifique com a contabilidade responsável)
5. Grupo do produto deve estar previamente cadastrado (Veja como cadastrar grupo de produto)
6. Origem do produto basta selecionar : Nacional ou Importado
7. Caso queira pode selecionar a imagem do produto que está efetuando o cadastro (recomenda-se imagens de um tamanho médio de 500×500 px)
Cadastro de produto: Embalagem
1. Informe a unidade de medida do produto na aba embalagem
2. Para produtos que possuem altura e largura pré-definidos, informe na aba embalagem do cadastro essas informações secundárias assim como peso e profundidade
3. Essas informações secundárias não são obrigatórias, mas caso às tenha é importante preencher principalmente se for despachar mercadoria.
Lembre-se de apenas usar unidades de medidas que já existam no cadastro, pra consultar quais são basta clicar na lupa, veja no próximo slide sobre unidade de medida
Cadastro de produto: Embalagem > Unidade de Medida
1. Informe a unidade de medida do produto na aba embalagem no campo Unid. Med. Principal
2. Lembre-se de apenas usar unidades de medidas que já existam no cadastro, pra consultar quais são basta clicar na lupa e verá todas como na imagem abaixo
1. Caso queira incluir uma nova unidade de medida informe ao gerente ou o setor responsável pelo Sistema para incluir.
Cadastro de produto: Aba Estoque
- Preencher ou localizar com a clicando na lupa a Localidade de Requisição e Localidade de Saída. (Caso não saiba do que se trata veja manual de localidade)
- Preencher ou localizar com a clicando na lupa a T.E.S. Entrada e T.E.S. Saída (Caso não saiba do que se trata veja manual de T.E.S.)
- Criar solicitação de compras: Se quer que o sistema gere automaticamente solicitações selecione a opção SIM
- Possui Grade: Caso o produto possua grade selecione a opção SIM
- Controla Estoque: Se o estoque da empresa deve ser gerenciado selecione a opção SIM.
- Caso esse produto tem um fornecedor padrão pode selecionar clicando na lupa qual é esse fornecedor (o mesmo deve estar devidamente cadastrado no sistema) Veja como cadastrar Fornecedor
Cadastro de produto: Aba Venda
- Preencher o preço de venda do produto
- Locação: Preço mínimo que permite que o produto seja vendido
- Max desconto; Porcentagem do máximo de desconto que o produto pode ter (essa informação levará em conta também permissões de usuário)
- Caso haja quantidade mínima para venda do produto preencher também
Cadastro de produto: Aba Venda > Classificação
Classificação é muito importante de ser preenchida corretamente (Manual de Classificação)
- Cod. Class. Pagar: Quando efetuar a entrada desse produto como que deseja que fique a classificação em títulos a pagar.
- Cod. Class. Receber: Quando efetuar a saída (venda) como quer que fique no seu título a receber.
As classificações impactam diretamente em diversos relatórios do sistema como por exemplo DRE e Fluxo de Caixa
Cadastro de produto: Salvar
- Caso queira deixar o valor zerado e preencher no momento da venda é também possível.
- Após concluir todos os passos clique no botão Salvar e aparecerá a mensagem de registro cadastrado com sucesso
Cadastro de produto efetuado com sucesso
- Após salvar pode editar sempre que precisar
#Dica: Jamais exclua cadastros de produtos;
Caso não vá mais vender esse item ou ele tenha saído de linha basta acessar o produto na aba de dados iniciais tem a opção de bloqueado, basta alterar para SIM e salvar, dessa forma o item ficará bloqueado e não terá mais como ser vendido.
Importante: O ideal é que tenham pessoas responsáveis pelos cadastros e que sempre façam com máximo de atenção.
Obrigada por ler até aqui, nossa equipe se empenhou para esclarecer bem, esperamos que tenha entendido tudo.
Caso haja qualquer dúvida contate a Si14 e teremos prazer em atender:
suporte@si14.com.br
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