1- Em suma ninguém discorda de que vender está entre as coisas mais importantes de toda e qualquer empresa, certo!?
2- Vender e ter dificuldades de receber não é legal.
O índice de inadimplência trata exatamente do segundo ponto citado acima, ele é de fácil visualização dentro do sistema gestão e o aumento desse índice pode nortear o raciocínio que indica que as politicas da empresa para o primeiro item podem estar não totalmente certas. Digo isso pois normalmente a flexibilização demasiada da condição de pagamento para o cliente e o aumento do prazo pode aumentar a inadimplência conforme já comentamos nos artigos PMF e PMR.
Outro fator importante de ser comentado é que um índice de inadimplência alto tira a confiança do gestor para fazer novos investimentos pois de fato este indicador pode ser a variação referente ao VMP ( valor médio de pagamento ) e este é um fator muito importante a ser considerado, uma empresa sem novos investimentos é uma empresa que pode estar parada no tempo. Mas que bom que podemos olhar o sistema de gestão para visualizar isto não é mesmo?
Em dúvida? Fale já com um consultor pelo (11)3807-6256
Não utilizaremos suas informações para enviar qualquer tipo de SPAM.
O saudável e indicado é que este índice fique nunca fique acima 5%, na verdade o bom mesmo é manter ele o mais próximo possível do 0% mais para que isso aconteça é essencial que exista processos de trabalho para revisão e monitoração de seus PMF/ PMR e que também seja mantido uma conversa amigável com seus clientes que atrasaram os títulos de pagamento.
É sobre humano considerar que o gestor irá conseguir controlar vários indicadores ao mesmo tempo sem um sistema de gestão adequado em meio a tantas variações de vendas, formas de pagamento, recebimentos, produtos entre outras coisas.
Gerir uma empresa sem números e fatos é gerir baseado em "achismo", é como um barco a deriva sem bussola. Use um sistema de gestão adequado.
Se houver dúvida entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar.
Até o próximo artigo.