Data da publicação: 23/03/2017 publicado por Valdeci Junior

PMR ou prazo médio de recebimento de vendas

PMR ou PMRV - prazo médio de recebimento de vendas, fique de olho neste indicador em seu sistema de gestão empresarial para manter a saúde financeira de sua empresa.


O PMR é o cálculo que indica o tempo médio que uma empresa leva para receber de seus clientes aquilo que vende a eles.

Todos sabemos o quanto é complexo manter os números de nossa empresa na "ponta da língua" e mais do que isso entender e transformar a montanha de informações que é gerada no dia em dados para melhor a administração, não é mesmo?

É extremamente importante se manter de olho no indicador PMR, ele demonstra qual é o seu prazo médio de recebimento das vendas ou em uma linguagem mais simplificada: Quanto tempo em média leva para que você receba de seus clientes.

O PMR é muito importante e precisa ser levado a sério pois quanto maior ele for mais a empresa irá precisar dispor de Fluxo de caixa para manter seu Ciclo Operacional (falaremos deste item em outro momento) e assim se manter saudável. Sendo assim, um PMR muito longo faz com que a empresa aumente o risco de cair em financiamento bancário e aumenta também o risco de aumentar a taxa de inadimplência já que de certa forma começa a atuar como uma espécie de banco para seus clientes pois aumenta a necessidade de Fluxo de Caixa para operar dentro de seus ciclos.

É muito comum ouvir a indagação abaixo quando uma empresa tem um PMR mal planejado

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"A empresa até que vende bem, veja os números... porém não conseguimos ver o dinheiro em nossas mãos".

Por outro lado, um PMR muito curto impõe aos clientes de sua empresa uma maneira rígida e que pode resultar na diminuição do número de vendas.

Então, qual é o PMR ideal? A resposta, com certeza se vinda de um administrador coerente será um sonoro depende.

Como sempre é preciso analisar os números e usá-los com consciência e estratégia a favor da empresa.

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Porém, para que essa questão não fique totalmente sem resposta segue algumas dicas:

  • Geralmente um PMR longo, de vários meses pode indicar problema se não for feito com muito critério e cuidado.
  • Busque o menor PMR possível e talvez esta atitude diminua um pouco o seu número de vendas, porém é importante lembrar que também poderá diminuir a taxa de inadimplência de seus clientes.
  • Um PMR curto fatalmente diminuirá o risco de a empresa cair em juros bancários, seja de adiantamento de recebíveis, custódia ou empréstimos dos mais diversos tipos.
  • A melhor forma de verificar o PMR ideal é olhando para dentro e entendendo a sua contrapartida, o PMP (Prazo médio de pagamento) e com isso entenda que aumentando seu PMR, você irá aumentar seu PMF (Prazo médio de faturamento) e você precisará de faturamento e recebimento para manter as contas em ordens.
  • Se você não quer dispor de maiores recursos para garantir o funcionamento da empresa, o seu PMR deverá ser inferior ao seu PMP

Não deixe este indicador passar despercebido, pois ele pode influenciar tanto em seu fluxo de caixa, como taxa de inadimplência e até ciclo financeiro e entenda que este é somente um dos indicadores que o sistema de gestão da Si14 oferece.

Outros indicadores disponíveis no sistema de gestão da Si14 podem e devem ser analisados juntamente com o PMRV, o PMF, PMP e até índice de inadimplência são bons exemplos que podem completar a análise para uma melhor gestão e controle do todo.

Sugestão: Veja outros artigos da série.

Até a próxima.

Valdeci Junior

Valdeci Junior

Sócio proprietário na Si14 Tecnologia