Prazo médio de recebimento de vendas (PMRV) o que é?
O Prazo médio de recebimento de vendas (PMR ou PMRV) é o cálculo que indica o tempo médio que uma empresa leva para receber de seus clientes aquilo que vende a eles.
O equilíbrio entre suas contas a pagar e a receber são importantes para a saúde do capital de giro da sua empresa, todos sabemos o quanto é complexo manter os números na “ponta da língua” e mais do que isso entender e transformar a montanha de informações que é gerada no dia em dados para melhor a administração, não é mesmo?
É extremamente importante se manter de olho no PMR, ele demonstra qual é o seu prazo pra receber o dinheiro das vendas realizadas: Quanto tempo em média leva para que você receba de seus clientes.
PMR ou PMRV isso é mesmo importante?
Certamente o PMR é muito importante e precisa ser levado a sério pois quanto maior ele for mais a empresa irá precisar dispor de Fluxo de caixa para manter seu ciclo operacional e assim se manter saudável.
Portanto, um PMR muito longo faz com que a empresa aumente o risco de cair em financiamento bancário e aumenta também o risco de aumentar a taxa de inadimplência já que de certa forma começa a atuar como uma espécie de banco para seus clientes pois aumenta a necessidade de fluxo de caixa para operar dentro de seus ciclos.
É muito comum ouvir a indagação abaixo quando uma empresa tem um PMR mal planejado
"A empresa até que vende bem, veja os números, porém não conseguimos ver o dinheiro em nossas mãos". (Dilema de diversos empresários)
Por outro lado, um PMR muito curto impõe aos clientes de sua empresa uma maneira rígida e que pode resultar na diminuição do número de vendas.
Então, qual é o Prazo Médio de Recebimento ideal?
A resposta, com certeza se vinda de um administrador coerente será um sonoro depende.
Acima de tudo sempre é preciso analisar os números e usá-los com consciência e estratégia a favor da empresa.
Porém, para que essa questão não fique totalmente sem resposta vou te ajudar;
Seguem algumas dicas:
• Geralmente um PMR longo, de vários meses pode indicar problema se não for feito com muito critério e cuidado.
• Busque o menor prazo médio de recebimento possível e talvez esta atitude diminua um pouco o seu número de vendas, porém é importante lembrar que também poderá diminuir a taxa de inadimplência de seus clientes.
• Um prazo médio de recebimento curto fatalmente diminuirá o risco de a empresa cair em juros bancários, seja de adiantamento de recebíveis, custódia ou empréstimos dos mais diversos tipos.
• A melhor forma de verificar o PMR ideal é olhando para dentro e entendendo a sua contrapartida, o PMP (Prazo médio de pagamento) e com isso entenda que aumentando seu PMR, você irá aumentar seu PMF (Prazo médio de faturamento) e você precisará de faturamento e recebimento para manter as contas em ordens.
• Se você não quer dispor de maiores recursos para garantir o funcionamento da empresa, o seu PMR deverá ser inferior ao seu prazo médio de pagamento.
Indicadores financeiros como Prazo Médio de Recebimento norteiam o gestor
Então não deixe este indicador passar despercebido, pois ele pode influenciar tanto em seu fluxo de caixa, como taxa de inadimplência e até ciclo financeiro e entenda que este é somente um dos indicadores que o sistema de gestão Si14 oferece.
Da mesma forma outros indicadores disponíveis no sistema de gestão Si14 podem e devem ser analisados juntamente com o PMR , o prazo médio de faturamento, prazo médio de pagamento e até índice de inadimplência são bons exemplos que podem completar a análise para uma melhor gestão e controle do todo.
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Até a próxima.