8 Dicas para um bom gerenciamento financeiro. 

Conheça 8 passos fundamentais para um ótimo controle financeiro.

Um bom gerenciamento financeiro é indispensável para o sucesso da empresa. É através dele que podemos entender como está a situação interna e ter uma forma de gestão cada vez mais estratégica. Sem muitas delongas, abaixo as 8 dicas fundamentais que todo gestor financeiro deveria seguir:

 

  1. Tenha uma estratégia para pagamentos e recebimentos

   Para vender mais nem sempre parcelar mais é um bom negócio, este tipo de liquidação pode acabar consumindo muito dinheiro da empresa pois: aumenta o seu PMR, pode aumentar seu Déficit de Tesouraria e também o seu ciclo financeiro gerando assim muitos problemas. Encontre o seu parcelamento máximo possível mais não deixe que isto afete o desempenho da sua empresa. Leia os artigos relacionados e com certeza você entenderá que há toda uma estratégia envolvida para a definição de parcelas tanto a receber quanto a pagar.

   Outro ponto que sempre cito a meus clientes é: quando possível, defina dias fixos para as operações. Isto não só trará uma organização diária para seu departamento como também irá facilitar o entendimento do seu fluxo de caixa. Então determine em quais dias da semana você irá tratar das contas a receber, quais dias você irá tratar do contas a pagar e quais dias irá fazer a visualização de cada processo envolvido e necessário no departamento.

  1. Fechamento financeiro: indispensável

   Neste caso, estou citando sobre a necessidade de periodicamente conferir o saldo bancário que o sistema calcula, com o saldo bancário do seu banco. Este processo é muito importante para garantir que o funcionamento dos processos que você definiu internamente, esteja funcionando corretamente, isto é, todas as contas pagas ou recebidas devem estar  devidamente registradas no sistema para que seja do seu conhecimento todos os seus números envolvidos, e também ter a segurança que nenhum desvio está ocorrendo. Caso tenha, o sistema, com certeza terá registros que permitirá que os encontre.

  1. Projete o recebimento periodicamente

   Saiba o que de fato entrará para o caixa da empresa, com dados realistas e baseados apenas em vendas já confirmadas. Isto permitirá ver e entender como está e como será, em um período definido, o montante que a empresa tem a receber dia a dia. Com isto, ficará mais fácil direcionar a sua empresa, prever e planejar ações antes do tempo. Para prover as necessidades de uma possível sazonalidade.

  1. Projete os pagamentos periodicamente

   Se falamos acima sobre a projeção do que a empresa tem ou terá a receber, é preciso fazer também a projeção do que tem ou terá a pagar. Ter o controle do que irá ser pago, permite prever problemas, e com certeza para isso tomar alguma ação como:

  • Pedir um parcelamento maior a fornecedores;
  • Diminuir o parcelamento concedido aos clientes;
  • Estabelecer possíveis liquidações ou promoções;
  • Resgatar alguma aplicação financeira para sanar o problema já previsto etc.

Citei aqui apenas algumas ações possíveis, entre inúmeras existentes, mais o importante mesmo é confrontar o seu PMR (Prazo Médio de Recebimento) e PMP (Prazo Médio de Pagamento) antes de concluir que a empresa não está faturando o suficiente.

  1. Pagamentos x recebimentos

   Comentei sobre este ponto nos últimos dois tópicos e ainda assim decidi separar um tópico só para isso por ser extremamente importante!

Gerenciar contas, tanto a pagar como a receber, é mais do que simplesmente sanar as dívidas ou evidenciar o lucro. É preciso bastante atenção, análise e coerência para fazê-lo de forma gerencial.  Também é necessário entender, de forma técnica, que quanto mais rápido você receber (menos parcelamentos) e quanto mais você demorar a pagar (parcelar em mais vezes), desconsiderando os juros para isso, maior será o seu ciclo financeiro e mais dinheiro ficará disponível para possíveis ações, que de certa forma, serão financiadas por seus fornecedores. Porém, tudo isso precisa ser feito com bastante critério para que não gere outros problemas desnecessários, mais neste ponto está uma boa chave para ver na prática como tudo está funcionando.

  1. Planeje o seu dia

   Planejamento é essencial para qualquer situação e, no gerenciamento financeiro principalmente, não poderia ser diferente. O departamento financeiro sempre deve trabalhar com previsão e planejando cada ação a ser tomada. Desta forma, como gestor, planejar o seu dia e ter dias fixos para itens essenciais como: gerar projeções, conferir extratos bancários, verificar todos os indicadores disponíveis bem como outros itens operacionais. Isto permite que você integre sua rotina a uma análise financeira efetiva. A dica aqui é: separe um tempo específico para entender os seus números e então avance para o próximo passo.

  1. Monitore

   Com o dia planejado é possível ter um tempo exclusivo para monitorar todos os relatórios financeiros. Tão importante quanto fazer funcionar a primeira vez, é monitorar para que tudo continue funcionando e assim habitualmente você consiga repetir todos os passos já citados anteriormente em seu dia a dia.

  1. Invista no sistema de gestão

   É possível sim conseguir entender alguma parte do seu departamento financeiro sem um sistema de gestão. Mas encontrar todos os seus indicadores, fazer todas as projeções necessárias bem como ver seu fluxo de caixa ou DRE por exemplo, poderá consumir um tempo enorme do seu dia. Então, conte conosco para ter um sistema de gestão eficiente e que te ajude em suas tarefas diárias.

Até o próximo artigo.

Se houver dúvida entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar.

Até mais.

Você também poderá receber uma série de artigos referente a gestão da sua empresa, simplesmente cadastrando seu nome e e-mail abaixo

Não utilizaremos suas informações para qualquer tipo de SPAM.