Margem de contribuição mostra estratégias de vendas acertadas e erradas em cada produto. Veja como calcular.

O sucesso de uma empresa pode passar por vários fatores e para podermos entender estes fatores há diversos indicadores. 
Entre eles, um muito é importante a ser destacado é a Margem de Contribuição. Mas você sabe o que é isso? Não!? Então veja abaixo alguns exemplos:

O que seria a Margem de contribuição?

A margem de contribuição é um número que indica qual é a contribuição de um item vendido para a empresa como um todo.

Veja abaixo alguns exemplos que irão facilitar o entendimento:

  • Imagine que você tem uma pizzaria que oferece diversas opções de pizzas. 
  • Imagine que entre as opções há aquele sabor de camarão que, esporadicamente alguém pede. 
Ok! Por ser a opção mais cara do seu cardápio, você tem uma margem de lucro acima de uma pizza de calabresa que é bem mais barata. Então você logo é levado a pensar:

- Nossa vale muito a pena vender pizzas de Camarão, já as pizzas de Calabresas não contribuem tanto.

Esta situação é comum não só em pizzarias mais em diversos tipos de empresa e é neste momento que o indicador como Margem de Contribuição leva a análise para outro ponto e ajuda na questão:

Será que vender pizzas de camarão realmente está valendo a pena?

É este o ponto que a Margem de Contribuição irá ajudar: saber, detalhe por detalhe, quanto o produto está gerando de capital para a empresa em relação ao faturamento total.
Com isto você então você poderá entender se realmente é estratégico continuar vendendo determinado produto ou serviço.

Então abaixo está algumas perguntas que este indicador responde:

  • Realmente vale a pena vender um produto específico com valor mais alto dentro da minha empresa?
  • O quanto cada produto está contribuindo para minha empresa no final das contas?
  • Quais ou qual é o produto que eu deveria prestar mais atenção?

Agora ficou fácil entender a importância da Margem de Contribuição não é mesmo?

Veja como é simples calcular:

  • Imagine que a pizza de calabresa vende 1.000 unidades mensais, com um lucro de 15 reais por pizza. 
  • Imagine que a pizza de camarão vende 100 unidades mensais, com um lucro de 30 reais por pizza. 
Se a pizzaria acima olhar mais de perto teremos um lucro total, vejamos no quadro abaixo:

 

Consegue perceber que mesmo vendendo muito, a pizza de camarão influencia bem pouco no lucro geral da empresa? Apenas cerca de 17% do total?

Vale a pena vender a pizza de camarão?

Pode ser que sim, pode ser que não… Depende da sua estratégia, do trabalho que isso dá para manter os ingredientes frescos entre outros diversos fatores que podem ser incluídos nesta análise.
Lembre-se aplique este mesmo conceito em sua empresa. Reflita para cada produto, e se precisar de ajuda o sistema da Si14 consegue ter este e outro indicador instantaneamente.

Cada gestor e empresário deve traçar sua estratégia.

Veja abaixo como o acompanhamento do Índice de Margem de Contribuição fica fácil no Sistema de Gestão Si14, diretamente em seu dashboard inicial.

Margem de contribuição permite que, as estratégias se fixem onde as margens de contribuição são mais robustas.

Conheça seus números!

Para finalizar, com essas dicas você poderá ter lucros com produtos que podem não vender muito, mas te trazem uma boa receita. E, quem sabe, aquele item que tanto sai, mas que a margem de contribuição mostra ser menor, não esteja na hora de se aposentar não é mesmo?
Até o próximo artigo.
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