Prazo Médio de Pagamento – Entenda e saiba como calcular
Você sabia que isso pode influenciar nas suas vendas? Leia e entenda.
Certamente quando vamos fazer uma compra no âmbito pessoal é comum que as pessoas peçam para parcelar o máximo possível, tanto que já se tornou estratégia de muitas lojas atrair clientes por parcelar em 10, 12x ou até mais vezes seus produtos.
Entretanto, em uma empresa é difícil ver um comprador negociando prazos e conversando com seu fornecedor além da forma rígida imposta principalmente quando a empresa tem dinheiro em caixa e pensa apenas em barganhar descontos em pagamentos rápidos.
Mais importante, pare e pense! Será que essa realmente é uma estratégia correta?
Certamente isso é praticado no mercado mais não deveria ser assim, pelo menos não se a intenção da empresa é ter um bom ciclo operacional.
Quanto menos prazo você negocia com seus fornecedores menos poder de parcelamento você terá com seus clientes, só que os clientes querem cada vez mais prazos e claro, parcelar mais e mais vezes pros clientes é prática comum.
Portanto, isso pode refletir diretamente nos seus resultados, sendo assim é trabalho do gestor por mais que se tenha dinheiro em caixa aceitar somente determinadas formas de pagamento de fornecedores pensando especificamente em aumentar o seu Prazo Médio do Recebimento das Vendas (PMRV) criteriosamente.
Em suma para ajudar a decidir qual valor a empresa dispõe de modo saudável, deveria ser verificado no sistema de gestão qual o ciclo operacional da sua empresa, o seu Prazo médio de pagamento a fornecedor (PMPF/VMFP)
Normalmente tratamos este indicador de forma anual, e então entender que o prazo médio de pagamento que as compras devem girar em torno ou com um valor maior de prazo em dias.
Exemplificando:
Vamos supor que ao olhar em seu sistema de gestão, você visualize os seguintes dados:
- PMFV ( prazo médio de faturamento de vendas ) é de 48 dias.
- PMRV ( prazo médio de recebimento de vendas ) é de 55 dias.
Em primeiro lugar neste exemplo o PMP (prazo médio de pagamento) ideal deveria ser acima de 48 dias considerando um possível risco de inadimplência porem, analisado juntamente ao possível desconto e valores dispostos em caixa e naturalmente acima de 55 dias se a analise entre risco x desconto x valor em caixa não for positiva o suficiente.
Em uma análise estratégica rápida simplesmente estou dizendo que a empresa deveria primeiramente receber os valores para então se dispor a pagar os valores e desta forma diminuir o risco de cair em juros bancários.
Além disso, também vale considerar o ponto que quanto maior for o meu prazo médio de pagamento terei a chance de aumentar o meu prazo médio de recebimento e assim flexibilizar um pouco mais as vendas.
O que acaba acontecendo na prática é um prazo médio de pagamento curto e um prazo médio de recebimento longo e assim sendo um ciclo operacional nada saudável no qual entra sim dinheiro na empresa, porém a empresa acaba entrando no vermelho e pagando juros sem necessidade por falta dessa organização financeira.
Para calcular o prazo médio de faturamento podemos aplicar a fórmula como descrita abaixo:
• PMP = (R$ Total ainda devido aos fornecedores / R$ Valor total comprado dos fornecedores ) x 365
Então, vamos imaginar que no total de um ano, a empresa X comprou cerca de R$ 450.000,00 dos quais ainda resta pagar R$ 85.000,00.
• Valor médio de pagamento = valor total comprado no período / período
• Valor médio de pagamento = 450000 / 365
• Valor médio de pagamento = R$ 1232,88
• Prazo Médio Pagamento = (Valor total ainda devido aos fornecedores/ valor total comprado no período) * período
• Prazo Médio Pagamento = (85000/450000)*365
• Prazo Médio Pagamento = 0,18888 * 365
• Prazo Médio Pagamento = 69 dias
Isto indica que o prazo médio de pagamento da empresa é de 69 dias e que a cada 69 dias é pago por volta de R$ 85.068,49.
Confronte estes dados com o seu Valor Médio de Faturamento previsto (VMFP) e entenda qual o valor que a empresa ainda tem disponível para que realizar a compra.
São analises e indicadores deste tipo que o sistema de gestão empresarial da Si14 fornece ao gestor e assim apoia a tomada de decisão de uma forma embasada em fatos e números.
Se o seu sistema é somente operacional, repense.
"O Sistema da Si14 não é como das outras empresas; operacional, o Sistema da Si14 é um sistema estratégico"