Entenda como efetuar a baixa de um título de recebimento ou pagamento
Nesse manual será explicado passo a passo de como efetuar a baixa de um título no Sistema de Gestão Si14.
Em nossa lista de Títulos a Receber e a Pagar temos disponível uma opção chamada “Situação do Documento”. Ela nos mostra as classificações dos Títulos, ou seja, nos mostra se já ocorreu a baixa do mesmo.
Aqui vamos mostrar o passo a passo para fazer a baixa de um recebimento que está pendente ou com baixa parcial e também estornar um valor recebido ou pago.
- O mesmo procedimento pode ser seguido em Títulos a Pagar/Baixa de Pagamento
- É necessário que usuário tenha as devidas permissões para fazer o procedimento
A seguir você verá o detalhamento deste processo, é muito simples e com a prática diária fica cada vez mais fácil, sempre que houver dúvidas pode falar com suporte@si14.com.br
Regra básica pra todas telas do Sistema Si14: Tudo que está em azul é obrigatório e os demais itens opcionais, mas quanto mais completos os cadastros estiverem, melhor é pra empresa 🙂
- Busque no menu da tela inicial “Títulos”
- Clique no resultado correspondente a Titulo a Receber
Nesse exemplo utilizaremos um Título a Receber.
Exibirá uma tela semelhante a esta. Busque o Título que deseja realizar a baixa.
Perceba que ele estará sinalizado com a cor vermelha. O que significa que ele está pendente.
Selecione-o e clique em Baixar.
Nesta tela você insere as informações necessárias para a baixa:
- Valor que está sendo recebido, pode ser total ou parcial
- Forma de Pagamento a forma que esse valor está entrando no caixa da empresa. Ex: dinheiro, boleto, C. Débito e etc.
- Data da baixa é o dia em que ocorreu o recebimento.
- Clique em Adicionar para validar a forma e valor de pagamento escolhida.
- E em seguida clique em Baixar.
- Exibirá essa mensagem e para concluir clique em OK
Pronto! Veja que o status do seu Título já mudou para verde que significa Título Baixado.
Mas e se o recebimento não for do valor integral?
Nesse caso mudaria a Situação Documento, a cor ficaria amarela que significa baixado parcialmente.
Vamos ver como funciona …
Vamos fazer o mesmo procedimento anterior para chegar na lista de Títulos a Receber.
Selecione o Título que vai ocorrer a baixa parcial e clique em Baixar
Perceba que neste exemplo o valor total do Título é de R$720,00 e irei receber o valor de R$400,00.
Selecionei a forma de pagamento, neste caso recebi em dinheiro, e cliquei em Adicionar.
Automaticamente ficou o valor de R$320,00 descrito como valor restante.
Clique em Baixar para confirmar o recebimento parcial do Título.
A baixa já foi realizada!
Como estamos exemplificando uma baixa parcial, clicaremos em Não.
Pois não vamos registrar mais nenhum recebimento para este Título no momento.
- Para consultar os valores que foram baixados, clique em Baixas já efetuadas.
Mas o Valor original e o Pendente de pagamento podem ser visualizados.
Veja que os valores que foram recebidos e a data do recebimento ficam listados.
Observe que acima temos a opção de Estornar.
Essa opção é para estornar/anular um registro de recebimento que esteja nesta lista. E para executa-la selecione o recebimento e clique em Estornar.
- Exibirá esta mensagem: Deseja estornar a baixa selecionada?
Clique em Sim para concluir.
Exibirá esta mensagem: Deseja estornar a baixa selecionada?
Clique em Sim para concluir.
- Ao voltar para a lista de Títulos, note que a Situação Documento está sinalizando que ele foi baixado parcialmente, ou seja, que ainda tem valor pendente a receber.
Seu feedback é de extrema importância por isso se tiver alguma observação, crítica ou elogios agradecemos se enviar para o e-mail abaixo. Foi feito com muito atenção e carinho <3
Obrigada por ler até aqui, nossa equipe se empenhou para esclarecer bem, esperamos que tenha entendido tudo.
Caso haja qualquer dúvida contate a Si14 e teremos prazer em atender:
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