A porcentagem dos clientes que repetiram a compra

Fidelidade de clientes é de extrema importância para qualquer empresa, sazonal ou não.

Gestor ou gerente, você acompanha o índice de fidelidade de seus novos clientes? E se sim, como o faz? Acompanhar a retenção dos novos clientes as compras de seu negócio é fundamental, pois consumidores fiéis ajudam a manter a saúde do seu empreendimento ou da empresa que você ajuda a gerir. Se você quer saber um pouco mais sobre a importância da retenção de clientes, além de conseguir novos clientes, fique atento às dicas citadas abaixo!

Vejo que muitas empresas têm como indicador principal aumentar o número de vendas em um determinado período, mas nem todas lembram da importância de fazer com que os clientes voltem a comprar. Vender mais é sempre bom, essencial na verdade, mas, vender para os mesmos clientes é o que facilita sua empresa ser saudável não é mesmo?

Com uma clientela fidelizada a sua empresa poderá economizar com o marketing, pois os esforços para a criação de novos negócios serão menores. Você terá também mais tempo para pensar em estratégias de produtos, estratégia da empresa e com certeza ter muito mais tranquilidade em seu dia a dia.

Afinal, porque gastar tanto dinheiro com o possível cliente que ainda não te conhece e não se importar com o cliente que você já conquistou?

Sim eu sei, esta não é uma tarefa fácil pois a única forma de garantir que seu consumidor volte a comprar em sua empresa é deixando-o sempre satisfeito e, sempre que possível, criar uma relação mais estreita, de empatia, em relação aos gostos e anseios de seus consumidores. No entanto, isso é extremamente positivo!

Não importa o produto, serviço ou tempo que leve quando o cliente precisar do mesmo item novamente é ideal que ele lembre de você não é mesmo?

E posso continuar que são pouquíssimos os setores que fogem a esta regra. Se você ainda não fica de olho mensalmente no número de clientes que volta a comprar com sua empresa, coisa que um bom sistema de gestão pode te oferecer facilmente, é bom ficar esperto!

Veja a seguir algumas maneiras de acompanhar este movimento de seus novos clientes.

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Monitore frequentemente!

Mantenha olho vivo em seu sistema de gestão e neste indicador que é de extrema importância e perceba como este item se comporta em períodos baseado no ciclo de compra de seu cliente. Basta observar quem fez negócios uma vez e quem continua a fazer em 1, 2, 3 meses ou quem sabe até em 1 ano ou mais pois isso é muito ligado a seu setor. No sistema de gestão da Si14 há Dashboards específicos para isso que poderá ficar em sua tela inicial.

Caso você ainda não entende como os Dashboards em seu sistema de gestão pode ser útil, veja o artigo que escrevi sobre isso clicando aqui.

Aqui está um bom exemplo do dashboard no sistema de gestão da Si14.

Desta forma fica fácil monitorar este e outros números no dia a dia né?

Faça pesquisas de satisfação!

Além de saber no sistema de gestão quantos clientes voltaram a fazer negócio com sua empresa, é interessante também saber o quanto eles recomendariam os serviços prestados por você para parentes ou amigos.

Esse é o Net Promoter Score (NPS). Funciona assim:

  • De 0 a 6, os clientes não recomendariam seu negócio a outro.
  • De 7 a 8 são consumidores neutros.
  • score ideal está entre 9 e 10.

Neste ponto os clientes recomendam altamente sua empresa para outras pessoas. É sinal de retenção de clientes… e de novos clientes!

Não complique, nós podemos automatizar para que isso seja contabilizado diretamente pelo sistema mais o bom e velho papel com um preenchimento de formulário já costuma ser o suficiente. Se necessário, ofereça algum presente por isso pois este dado é muito, mais muito importante concorda?

Não se engane!

Por mais que a intenção seja economizar em tudo o que for possível, para garantir maior retenção de clientes e mais clientes, o Marketing também é fundamental. Faça campanhas bem elaboradas para a manutenção de sua carteira de clientes, e ao mesmo tempo realize esforços para a criação de novos leads para negociar. Assim, seu gestor poderá trazer muito mais resultados!

Um sistema de gestão moderno, como o nosso da Si4, ajuda sua empresa a prestar um serviço de maior qualidade, mais assertivo e com trabalho otimizado para o seu gestor. Assim, os clientes ficam mais satisfeitos e fica mais fácil garantir a manutenção de clientes.

Nós temos uma ferramenta especial, desenhada por nós em conjunto com consultores do Sebrae que baseado em estatística de demanda de cada cliente sugere quando você deveria entrar em contato e assim facilitar a manutenção deste indicador.

Esteja próximo ao mercado e acompanhe os movimentos dos consumidores a fim de sempre estar de acordo com suas demandas e oferecer os melhores serviços.

Até o próximo artigo! 😉

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